Loading...
Fundo

Seja bem vindo(a) ao Portal Institucional da Trofa

Próximos Eventos
27 Jan
Cantares das Janeiras 27 e 28 de janeiro
16 Janeiro 2018

Concurso Lusófono

O principal objetivo deste Concurso organizado pela Câmara da Trofa com o apoio do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., é defender e consolidar a língua portuguesa como expressão universal da nossa cultura e motivar a produção literária.

 Este Concurso literário internacional que aposta na promoção e salvaguarda da literatura infanto-juvenil e da cultura lusófona estende-se a todos os países de língua oficial portuguesa, nomeadamente Portugal, Angola, Brasil, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Príncipe, Guiné Bissau e Timor.

 Devido à consolidação deste concurso, este ano, os Prémios foram revistos e o Prémio Ilustração está a ganhar protagonismo, face à qualidade e quantidade de trabalhos apresentados, nas últimas edições.

 Em paralelo, o Prémio Lusofonia também foi reforçado, para aumentar o incentivo aos escritores que pretendam participar.

 Assim, o Prémio Matilde Rosa Araújo terá o valor de 2000 euros, o Prémio Lusofonia terá o valor de 1000 euros e o Prémio Ilustração ascende agora aos 1500 euros.

 As obras devem ser enviadas, sob pseudónimo, até ao último dia útil do mês de maio de 2017 e em Portugal, podem fazê-lo, em mão (até às 18h00, do último dia útil do mês de maio de 2017), na Casa da Cultura da Trofa, Avenida D. Diogo Mourato, durante o horário do expediente ou via correio, através de carta registada.

 Já nos outros países a entrega dos contos pode ser efetuada no Centro Cultural Português em Luanda (Angola), no Centro Cultural Português em Brasília (Brasil), no Centro Cultural Português na Praia (Cabo Verde), no Centro Cultural Português em Bissau (Guiné-Bissau), no Centro Cultural Português em Maputo (Moçambique), no Centro Cultural Português em S. Tomé (S. Tomé e Príncipe) e no Centro Cultural Português em Díli (Timor).

 Este Concurso, cujos vencedores serão revelados nas Comemorações do Aniversário do Município, em novembro, é já considerado uma referência internacional na área da literatura e da criação e expressão literária em português, tendo já publicado inúmeras obras hoje bastante conhecidas junto do público mais jovem.

 A Trofa prepara-se para galardoar mais um conto infantil inédito, criado em português, que irá assim, juntar-se aos onze  livros infantis editados pela Câmara Municipal. 


Vencedores Concurso Lusófono da Trofa 2015

Link

 

Vencedores Concurso Lusófono da Trofa 2016

Link


Vencedores Concurso Lusófono da Trofa 2017

Link



Botao voltar

Voltar

27 Jan

Cantares das Janeiras 27 e 28 de janeiro
Datas: 27 Janeiro 2018 - 28 Janeiro 2018


A 27 e 28 de janeiro, regressa a tradição dos Cantares dos Reis e das Janeiras ao Concelho da Trofa, ao Auditório do Fórum Trofa XXI, com a realização da sétima edição do Encontro de Janeiras organizado pela Câmara Municipal.

 

Desta forma, os grupos e ranchos folclóricos do Concelho participam nesta iniciativa anual, a primeira do ano, dando conta do seu reportório e da sua interpretação dos “cantares dos reis/das janeiras” como um momento de celebração da tradição secular da riqueza da cultura da região.

 

Este ano, participam a 27 de janeiro, pelas 21h00, o Rancho Folclórico do Divino Espirito Santo, o Rancho etnográfico de Santiago de Bougado e o Rancho das Lavradeiras da Trofa.

 

Já a 28 de janeiro, a tarde é dedicada, a partir das 15h30, ao Rancho Folclórico de Alvarelhos, ao Rancho Folclórico da Trofa, ao Grupo de Danças e Cantares de Santiago de Bougado e ao Rancho Folclórico de S. Romão do Coronado.

Botao voltar

Voltar

foto
Cantares das Janeiras 27 e 28 de janeiro
// EM BREVE

25 Mar

Jardim Escultura Alberto Carneiro 1997-2014
Datas: 25 Março 2015 // 12h32


Jardim Escultura Alberto Carneiro 1997-2014 

Rua Dr. David Assoreira

S. Mamede do Coronado – Trofa

 

Numa homenagem à arte e à vida, o Mestre Escultor Alberto Carneiro criou um monumento vivo que perpetua o seu nome e lega à Freguesia, que sempre foi a sua, e a todos os Trofenses, um enorme Jardim de 435 Esteios, com 2000 mil metros quadrados que honra e reinterpreta a ramada, e que convida a novas viagens no silêncio dos pilares alinhados segundo o pulsar da terra, marcando o ritmo do tempo e erguendo-se como uma força da natureza no Jardim Escultura Alberto Carneiro 1997-2014.  Nesta viagem, o autor a obra confundem-se e esbatem-se, complementando-se e assumindo-se como unos na fruição do espaço e do momento. 

Botao voltar

Voltar

06 Jan

Descubra a Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz
Datas: 06 Janeiro 2015


 

 Visite a Biblioteca Municipal ProfDoutor António Cruz localizada na Av. D. Diogo Mourato (Casa da Cultura da Trofa).

12 500 Documentos disponíveis (livros, DVDs, CDs)

Revistas e Jornais (diários e semanários) 

Empréstimo Domiciliário

Sala de Leitura Infanto-juvenil

Espaço internet

Espaço Multimédia

Internet Wireless

Horário: Segunda-feira a sábado | 10h00 - 18h00

Botao voltar

Voltar

foto
Jardim Escultura Alberto Carneiro 1997-2014
foto
Descubra a Biblioteca Municipal Prof. Doutor António Cruz
// EM BREVE

ENVIAR PARA UM AMIGO

Preencha corretamente os campos assinalados

enviar

cancelar

ENVIADO COM SUCESSO

Fechar

ERRO AO ENVIAR

Fechar

ENVIAR PARA UM AMIGO
Farmácias de serviço

Fechar

FALE COM O PRESIDENTE

Preencha corretamente os campos assinalados

enviar

cancelar

ENVIADO COM SUCESSO

Fechar

ERRO AO ENVIAR

Fechar

FALE COM O PRESIDENTE

// NEWSLETTER

INSCRIÇÃO EFETUADA COM SUCESSO
Obrigado por subscrever este serviço

Fechar

INSCRIÇÃO NÃO EFETUADA
Email incorreto ou já existente

Fechar

FALE COM O PRESIDENTE
// PESQUISAR
 
©2018 Município da Trofa
 | 
 |